domingo, 16 de maio de 2010

Quem são doulas ? Quais são suas funções?



"Quem são doulas ? Quais são suas funções?
O doulas são mulheres que já passaram pelo processo de parto, amamentação e educar seus filhos para acompanhar outras mulheres no caminho para a maternidade.
Doulas são responsáveis desde os tempos antigos para apoiar as mães em tarefa de dar à luz e criar filhos.
Existe uma nova profissão, mas é uma actividade quase tão antiga quanto a própria maternidade. A tarefa fundamental é o apoio, tanto física como emocionalmente durante o parto e pós-parto. Acompanhar a mãe para prestar apoio emocional, compreender as suas necessidades em todos os momentos e ajudar a restaurar a confiança na sua capacidade de dar à luz, alimentação e cuidados de seu bebê.

Estudos científicos realizados em países onde existem doulas por diferentes pesquisadores, como Klaus e Kennell, que indicam que a presença de doulas no parto ajudou a reduzir a taxa de cesarianas, redução do tempo de entregas, reduzindo o número dos pedidos de redução, o uso epidural de ocitocina sintética menos analgésicos, menor uso de fórceps, melhorando relação criança-mãe, menos problemas com a amamentação e menores taxas de depressão pós-parto. Além disso, mulheres acompanhadas de doulas tendem a ter uma memória melhor de suas entregas e aumentar os sentimentos de realização e auto-avaliação, que aumenta vínculo-mãe-bebê."

Sem comentários: